17 de junho de 2008

Imitando ou plagiando vídeo no YouTube ?

Como sempre falo para vocês, existe uma linha tênue entre o que é e o que não é plágio. Depende do contexto, da intenção da pessoa e se ela faz disso um hábito ou foi um fato isolado. O Holy, do Manicômio SA criou um clipe de vídeo e lançou no Youtube, e veja que ele foi rapidamente copiado:
(Obs.: se não quiser assistir os vídeos completos, vá adiantando, mesmo pulando algumas partes dá pra perceber que ele foi completamente imitado:


(Vídeo original do Manicômio SA)


(Vídeo kibado)
.
Ele escreveu um roteiro, teve todo um trabalho e de repente alguém aparece, imita exatamente todos os detalhes e tenta levar os créditos. Apesar de ser um vídeo amador, foi criado a partir de um projeto sério. Não é certo copiar.
.
Mas, e se fosse um caso de um grupo de jovens imitando um clipe de um artista famoso, detalhe por detalhe, seria plágio ? De certa forma seria também, mas daria pra perceber que se trataria de uma brincadeira. Talvez pudesse ser considerado como sátira ou homenagem ao clipe original, ou apenas uma brincadeira, mas não como uma tentativa de se passar pelo autor original do clipe. (Até porque, imaginem, como alguém conseguiria imitar com tal perfeição um clipe do Detonautas ou Charlie Brown Jr ? Ficaria notável que seria hoemangem, brincadeira.

Um comentário:

thiago hakai-so disse...

Se fosse apenas uma imitação não seria plágio, a própria lei diz que as punições não se aplicam a paródia. O lance é tentar fazer passar o clipe como se fosse do plagiador (chama confração) ou mesmo fazer uma obra sua imitando as características da outra obra (ai é plágio)