26 de junho de 2008

Kibada internacional: Blog "Fail" kiba o "Tolices do Orkut"

Não é só o Kibe Loco que sai apertando CTRL C + CTRL V; isso também ocorre em vários outros blogs, alguns inclusive de outros países. Repare que o blog "Fail" kibou descaradamente a imagem publicada no antigo "GPO", atual "Tolices do Orkut", cortando grosseiramente a parte em que aparecia o site do antigo blog:

(clique na imagem para ampliá-la)

LINK para o post original do "Tolices do Orkut"
LINK para o post kibado do blog "Fail"
.
Kibadas internacionais são mais difíceis de se encontrar, mas o próprio Robinho da GTO estava de olho e enviou essa kibada.

9 comentários:

Unknown disse...

Cara, definitivamente, tu não sabe o que é plágio. Essas imagens são de dominio público, assim como FATOS. Seguindo a tua linha de raciocinio torta, todos os jornais do mundo não passam de plagiadores, pois divulgam noticias que já foram dadas por outros. Já pensou cada jornal, ou telejornal, dando noticias exclusivas, originais? Plágio seria se o sujeito pegasse a foto e transcrevesse quase que integralmente o texto do outro blog. Você mesmo kibou, por exemplo, ao colocar o video do Weezer, que já tinha saido em outros blogs, ou, pra radicalizar, no youtube. O Tabet já plagiou, sim, mas, em boa parte dos casos que você apresenta, o que ocorreu foi apenas a boa e velha "piada pronta". Ele, pelo menos, tem bom humor, e você... na boa, só te vejo distilar muito muito mau humor. Aprenda o que é plágio primeiro.

Definição de plágio, "kibada" por mim:

"Portanto, a partir desta cena, nasce aquela que viria a ser uma das figuras mais censuradas por infringir os mais elementares códigos éticos e morais - o plagiador. Na sua forma mais simples, o que sabemos hoje é que um plagiador é um kidnapper, um raptor, que comete roubo intelectual, que escreve algo que de facto é pertença de outra pessoa, que, em suma viola a ética profissional.
Mas, segundo Randall, já a encicloplédia de Diderot, do século XVIII, oferece uma definição de plagiador semelhante às que maioritariamente vigoram nos dias de hoje. “Um plagiador é um homem que a todo o custo quer ser um autor e não tendo nem génio nem talento, copia não só frases, mas também páginas e passagens inteiras de outros autores e tem a má fé de não os citar; ou aquele que com pequenas mudanças e adição de pequenas frases apresenta a produção dos outros como algo que fosse imaginado ou inventado por ele próprio; ou ainda aquele que reclama para ele a honra da descoberta feita por outro”.

Gustavo Leles disse...

Cara, desculpa, agente deu uma mechida nos banners e devemos ter apago o seu, desculpa mesmo.

www.odescontrole.blogspot.com

Johnny disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Johnny disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O Alex tem razão. Por essa tua lógica, a única pessoa kibada ai foi a menina da foto, que pegaram a foto do orkut dela. Quem tem direito sobre uma foto ou sobre uma imagem, uma gravura, uma pintura, um desenho, é tão somente a pessoa que a produz ou então que compra os direitos legais. Se o proprietário de um blog produz uma montagem e outra pessoa reproduz como se fosse dela, ai se caracteriza plágio, mas não fotos ou imagens cuja autoria não é autenticada. Portanto, segundo a lei, isso não é plágio. Acho que vc tá ficando paranóico.

Leandro (Kibando& Andando) disse...

Respeito a opinião de vocês, mas na imagem em questão:

AQUELE CÍRCULO VERMELHO FOI FEITO PELO GTO, O QUE MOSTRA QUE O SUJEITO USOU A MESMA MONTAGEM QUE JÁ HAVIA SIDO REPRODUZIDA NO GTO, INCLUSIVE CORTANDO A PARTE EM QUE APARECIA O SITE "GTO".

PORTANTO, FICA CLARO PERCEBER QUE O SUJEITO NÃO PEGOU DO ÁLBUM DA MENINA, E SIM DO BLOG "GTO". ENTÃO, PRA MIM, É KIBADA SIM. E É ÓBVIO, POR ESSES MOTIVOS QUE JÁ CITEI.

AGORA, NÃO CONCRDO 100% COM SUA DEFINIÇÃO DE KIBADA, E PELO JEITO NEM VOCÊ 100% COM A MINHA.ISSO MOSTRA ALGO QUE EU JÁ HAVIA MENCIONADO ANTES, A QUESTÃO DA ÉTICA É O FATOR PRINCIPAL NAS KIBADAS. E ÉTICA, AS VEZES É SUBJETIVO. DEPENDE DE INTERPRETAÇÃO, ACÚMULO DE FATOS, ETC.

outra obs: se você reparou o post que fiz sobre o JB e o KibeLoco (que comentavam fatos semelhantes) e achou que eu tava falando que era plágio, se enganou, leia novamente. Fatos são sim de domínio público, cada um comenta o que quiser, eu chamei a atenção para o fato de ambos serem ligados à Globo e estarem apresentando post semelhantes.

Enfim, a discussão é sadia.
Gtao,
Leandro

ЯӨβIИHØ disse...

Pois é brother.

A imagem era dominio público quando estava no orkut da menina. Quando eu tirei o print e coloquei em meu site, escrevi um texto e uma piada em cima dela, ai já ganhei digamos "direitos autorais" sobre a imagem que coloquei em meu site (print, endereço nela e possiveis alterações) e sobre o que escrevi.

Eu já vi pérolas do orkut que eu já tinha postado em outros sites, mas nem liguei, pois os prints não eram meus ou o texto não tinha nada a ver com o meu. Não sou o único a ver tais pérolas em suas "ostras".

Quando o cara do fail blog recebeu um e-mail com a imagem, ou ele deve ter cortado a imagem de forma excluir o endereço antigo de meu site ou quem mandou o e-mail cortou a imagem dessa forma para excluir o fato da mesma se encontrar no Orkut e o meu endereço. Acredito que quem queira simplesmente colaborar com um site não se daria esse trabalho, então acredito que foi o próprio administrador do site quem o fez.

Sempre que posto fotos na GTO eu faço questão de deixar um espaço onde apareça o Orkut pra ficar claro de onde foi retirado, apesar de não colocar links diretos para os profiles afim de evitar floods e agressões gratuitas por partes dos leitores pois a intenção do site é humor, e não disseminar ódio e humilhação pública, tanto que para remover um post onde você aparece, basta enviar um e-mail e pedir.

Rolou uma kibada sem vergonha do Fail blog, que é kibado incessantemente por blogs brasileiros e resolveu se vingar em mim =P

Abraços.

Uira disse...

Ae galera, parem de newbalizar, fala sério...
A imagem que o fail blog usou NAO é a mesma do GTO, por mais que as duas contenham circulos vermelhos. Caso não acreditem, deem uma olhada:
http://www.flickr.com/photos/uirauna/2630453218/sizes/o/
Como voces podem ver, eu marquei o limite inferior do escrito do GTO, e ele atinge o topo do quadro/capa-de-disco/seilaoq a esquerda. Ou seja, para tirar o escrito do GTO a imagem teria que ser cortada ABAIXO deste limite.
E como voces podem ver NAO FOI, já que foi cortada bem acima da capa de disco. Além disso, o círculo (ou elipse) vermelho NAO EH O MESMO nas duas imagens, na do GTO ele chega até o limite inferior do escrito, enquanto no fail não.

Portanto sejam amis atenciosos e não saiam acusando pessoas baseados nas suas...bom...ignorancias.

EPIC FAIL pra voces dois...

Uira disse...

"Quando eu tirei o print e coloquei em meu site, escrevi um texto e uma piada em cima dela, ai já ganhei digamos "direitos autorais" sobre a imagem que coloquei em meu site (print, endereço nela e possiveis alterações) e sobre o que escrevi."

Ganhou direitos autorais coisa nenhuma, os direitos continuam sendo da mina, nao tem nada seu nessa foto.
PQP, a galera copia coisa, muda um negocio e acha que é dono...