18 de julho de 2008

TV Record ilude com manipulação de gráfico do Ibope

A Record manipulou graficamente dados de audiência durante reportagem do "Jornal da Record", exibida na semana passada. O objetivo foi reduzir graficamente a diferença que separa a emissora da Globo.
.
O site Tevê Notícias foi alertado por seus leitores e publicou a imagem do gráfico manipulado: uma liderança diferença de quase 13 pontos a mais para o "Jornal Nacional", contra o "Jornal da Record", foi representada por duas torres praticamente do mesmo tamanho (veja abaixo).
.
Já uma minúscula diferença, de apenas 0,8 ponto, em favor do "Câmera Record" contra o "Globo Repórter" apareceu com torres de tamanhos completamente desproporcionais: há um visível "superfaturamento" da vitória da Record.

(clique na imagem para ampliá-la)
.
O telespectador é induzido a acreditar que o "Jornal da Record" está encostado no "JN" - o que não é verdade. E que o "Câmera Record" venceu de forma cabal o "Globo Repórter" - o que também não é verdade (por apenas 0,3 não acabou em empate técnico).
.
Fonte: UOL Notícias
_________________
Li essa reportagem e não tive como não postar aqui. Veja que ridículo:
.
Primeiro, em pleno jornal da Record abrem espaço para mostrar números da audiência. (No futebol, diríamos que isso é coisa de "timinho").
Segundo, alteram os gráficos absurdamente. As colunas que exibem a diferença enorme entre o Jornal da Globo e o Jornal da record estão quase na mesma altura, embora sejam separadas por mais de 10 pontos de audiência. E no outro gráfico, a coluna do "Câmera Record" está bem mais alta que o programa da rival Globo, sendo que aí a diferença é de menos de 1.

.
Sem mais palavras. Ridículo.

5 comentários:

Unknown disse...

O Jacaré Banguela kibou o Haznos?

http://www.circoarmado.com.br/haznos/2008/07/caindo-no-piano-gigante-quero-ser-grande-tom-hanks/
http://buzz.globo.com/jacarebanguela/?p=5252

Bejuu, adoro seu blog.

Limites Zero disse...

Oie...
mto bom o seu blog....


http://limites0.blogspot.com

ЯӨβIИHØ disse...

afffffffff

safados

Leandro (Kibando& Andando) disse...

Valeu pela contribuição e pelo elogio Patricia, vou dar uma olha sim !

Beijo!

zuação disse...

a record na minha opinião é uma emissora ridicula!