18 de agosto de 2008

Banco de imagens na internet: compra e venda de fotos

Muita gente acredita que não é necessário dar o crédito ao autor original de uma foto, antes de divulgá-la em um site ou até em um projeto fora da web. Tudo bem se for um blog / site pequeno, ou um projeto acadêmico, não há problema. Mas se o autor original da foto ver que alguém a está usando e lucrando em cima dela de alguma forma (em um grande site, em um comercial, etc) ele certamente irá processar o sujeito. Para isso existe até um banco de imagens na internet, onde você pode vender suas fotos e comprar fotos para usá-las a vontade.

(clique na imagem para ampliá-la) LINK para o site Fototic.
.
Esse post é apenas para ressaltar que existem sim regras antes de usar algo de autoria de outra pessoa. Mas sem exageros. Muitas imagens circulam livremente na internet, e, em geral, devem mesmo ser passadas adiante, cumprindo um cliclo normal de troca de imagens na web.
.
Em breve novos posts sobre kibadas. Estou sem tempo e aviso as pessoas que mandaram e-mails pedindo parceria que estas serão avaliadas com carinho, assim como as dicas de kibadas enviadas, quando der tempo.

2 comentários:

Dudu Maroja disse...

Olha esse video!

http://br.youtube.com/watch?v=izSOrOmxRgE

e uma coisa bem interessante!

Leandro (Kibando& Andando) disse...

Fala Dudu... esse vídeo já postei aqui no blog.
Nesse post aqui:
http://kibandoeandando.blogspot.com/2008/06/diferena-entre-copyright-copyleft.html

Mas valeu pela dica, realmente tem a ver com o tema aqui do Kibando e Andando !

Abraço!