13 de agosto de 2008

Farsas na abertura da Olimpíada da China: fogos e playback & Crítica à era digital

Muitas imagens impresionantes marcaram a abertura dos jogos olímpicos de Pequim. Mas nem tudo era real. A menina chinesa que cantou na cerimônia estava dublando a cantora original, uma menina de 7 anos, que não foi considerada bonita o suficiente para aparecer no vídeo. E os fogos ? Gostou de ouvir os elogios do Galvão Bueno para os fogos que percorriam a cidade até chegar ao estádio principal ? Tudo farsa.

(clique na imagem para ampliá-la) LINK para reportagem

Os fogos com formato de pegadas eram na verdade imagens em terceira dimensão. .
Nessa nossa era digital, nem a China, um país tradicionalista, abriu mão dos aparatos tecnológicos para ludibriar e até mesmo intimidar o mundo. Vivemos numa época em que milhares de pessoas deixam de viver suas vidas para viver personagens no Second Life, já que o mundo virtual parece mais interessante e divertido. Somos máscaras photoshopadas. Deixamos de ser nós mesmos, e passamos a ser personagens por nós idealizados.

Deixamos de viver a vida real porque esta anda confusa demais hoje em dia. Temos medo de encarar a violência, a desigualdade social, a miséria e outros dramas que afligem nossa sociedade. E por isso nos refugiamos em nossas casas, dentro de nossos personagens e nos saciamos nessa realidade virtual. Só que uma hora precisaremos nos livrar dessas garras e começar a viver, encarar a vida de frente.
.
Até que ponto preferimos viver enganados, seja por uma cerimônia olímpica, seja por uma mulher melancia photoshopada ? Até quando fingiremos que nosso governo também não nos engana, que nossa televisão e nossos jornais de "credibilidade inabaláveis" não nos enganam também ? Não é só diante de nossos aparatos eletrônicos (como tv e computador) que somos enganados, e sim no dia a dia também.
.
Mas não é por isso que você vai achar que o mundo está perdido. Isso tem de servir para abrirmos nossa mente para essas situações "invisíveis" que nos cercam no nosso dia a dia. O amanhã depende do que fazemos hoje.
.
Somos jovens e muitos de nós já perderam a esperança de mudar o mundo, essa chama que sempre inflamou os jovens ao longo das décadas. Eu sei que sozinho não conseguirei mudar o mundo, mas tentarei fazer minha parte. E você ?

7 comentários:

Unknown disse...

mandou bem... inportante refletir sobre isso

thiago hakai-so disse...

Concordo com a larissa, e tem mais. Eu li no g1 e no último segundo tb, que a menina que cantou o "ode a pátria" tb foi meio falsificada. Ao que parece a garotinha fi escolhida pro representar um idela de beleza que o governo queria passar. Mas ela não é dona da voz, quem de fato cantou foi uma garotinha alguns anos mais nova que é gordinha e tem a dentição torta. E como a imagem que o governo queria passar era de perfeição, a garota não se enquandrou bem nessa descrição. Fiquei impressionado com isso.

Vivemos numa era de guerras pela informação. Dependendo de quem conta, pode ser o maior espetáculoda terra, ou apenas mias um equívoco.

Descharth disse...

Sem contar que eles possuem torcedores de plantão pra ocuparem os lugares vazios nos eventos, dando a falsa impressão de "casa cheia" "sucesso" e etc.

Fazem um show para a tv e outro para o público.

Dudu Maroja disse...

Me desculpa Leandro, mas vou ter que dar uma de advogado do diabo... os fogos em forma de pegada foram si reias. o problema e que não foram feitos na hora da transmissão, e sim antes. para poder filmar as pegadas sem o helicóptero correr riscos de ser acertado pela chuva de fogos do estadio, ai sim.. durante a transmissão as imagens foram mescladas, e algumas retocadas ( com CG inclusive, usado principalmente pra dar uma visão maior do acontecimento ), não estou justificando, mais não é como estão pintando ai.. pra mim nada mais é mais uma baboseira conspiratora que a internet a adora.

se os fogos são falsos? como as pessoas conseguiram filmar com celular?

http://www.youtube.com/watch?v=icfC_q2HYAQ&feature=related

vai ve os chineses aprenderam a usar o Céu como uma grande tela de projeção!

edeugalho disse...

A questão de se iludir é tão forte que nunca na história desse país se consumiu tanta drogas. Assim posso fugir dessa realidade. Se todos me enganam, me enganarei também.

Quando vejo vídeos de estudades lutando contra a ditadura, de pessoas indo às ruas querendo o impeachment (desculpe se errei a palavra) do Collor, quando Woodstock me dá uma saudade, mesmo não tendo sido vivido diretamente por mim.

Mas o jovem que sonhava mudar o mundo Agora assiste a tudo em cima do muro!

Tenho lamentado!

---------------------------
Cristiano Vieira
www.cafecomamigos.com.br
Onde os Amigos se Encontram!

:'-(

Leandro (Kibando& Andando) disse...

Maroja, é verdade, os fogos em formato de pegadas foram mesmo reais, mas realmente foram gravados semanas antes, e foram retocados em computador. Os outros fogos eram reais mesmo.

Mas é enganação, porque quem estava assistindo achava que era ao vivo, quando na verdade era gravado e retocado para ficar mais belo na tela.

Os outros comentários, do Descharth, da Larissa, Thiago e Cristiano também são muito interessantes. Excelentes considerações galera!

Albert Einstein Fernandes Muritiba disse...

eu tento pelo menos não piorá-lo. não da pra mudar nem o brasil, imagina o mundo :'(