6 de agosto de 2008

Jacaré Banguela kibando Tolices do Orkut (de novo)

Mais uma vez o blog Jacaré Banguela kiba o blog Tolices do Orkut. Veja as datas na imagem abaixo, e repare também que no Tolices do Orkut há um link para quem descobriu a pérola, enquanto no Jacaré Banguela (um blog de muitos acessos e que deveria se preocupar em linkar suas fontes ou as fontes de seus leitores) há apenas um agradecimento a quem contribuiu dando a dica por e-mail:

(clique na imagem para ampliá-la)
.
LINK para o post original do Tolices do Orkut
LINK para o post kibado do Jacaré Banguela
.
Dica enviada pelo leitor Rafael Rodrigues.

19 comentários:

Luiz disse...

o que vc esperava de alguém q tem o kibe loko na sua lista de "parceiros"?
abraço!

Rodrigo Fernandes disse...

Obrigado pela dedicação que você sempre tem em fazer uma montagem com o JB e pelo link que você coloca para o blog.

Um beijo na ponta do seu nariz.

Fernando César disse...

E se o leitor que mandou a dica não mandou a fonte original, apenas o print?

Fernando César disse...

PS.: foi só pra perguntar... vou linkar seu blog. Tbém me irritam cópias descaradas. Abço.

Leandro (Kibando& Andando) disse...

Pois é Fernando, mas neste caso, não custava nada o JB checar e verificar que blog postou primeiro e linkar, apenas para contribuir com a blogosfera.

O Rodrigo Fernandes (neste comentário) é o Rodrigo do JB ? Se for, lhe respondo:

"Disponha, eu não me incomo em linkar o JB, ao contrário de outros blogueiros por aí que acham que colocar um link é um sacrifício...
Volte mais vezes, procuramos sempre fazer críticas construtivas por aqui. "

Abraço a todos...

Rodrigo Fernandes disse...

Sou o Rodrigo do JB sim.

Quem 'apura informação' é jornalista e eu sou publicitário.

Não quero saber quem postou primeiro, segundo ou terceiro porque não faço o blog para competir com ninguém.

Se um leitor manda uma sugestão eu coloco o nome, se dois ou três mandam, eu também coloco. De quatro pra cima eu prefiro colocar 'MUITA GENTE' do que os nomes por opção minha.

Algo mais?

Grato.

Descharth disse...

Pérolas de orkut são plágios?
São Kibadas?

Hahahahahaha...

Cara, não força...

Johnny disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Johnny disse...

Olha, cara, o primeiro a postar essa pérola foi eu,
no mesmo dia que saiu no Tolices, só que horas antes, e sei porque, antes de postar, entrei lá para ver se tinha, e não tinha. E ninguém me passou a dica, eu vi in loco. Mas nem por isso estou dizendo que o GTO me plagiou, porque como deixou entendido o Descharth, pérolas do orkut não são kibadas. Eu venho postando pérolas do orkut que só aparecem dias depois no Tolices e no Bobagento e nem reclamo um possível plágio. Pérolas do orkut são de domínio publico e se pertencem alguém, esse alguém é unicamente o criador da pérola.

Leandro (Kibando& Andando) disse...

Ah Jhonny, quem é vc para definir o que é ou não kibada ?

Eu não disse que era plágio essa pérola do orkut. Disse que era kibada: kibar é diferente de plagiar. Se isso fosse um plágio, eu teria postado como P-L-A-G-I-O. Você leu plágio ? Se leu, compra um óculos,pq o que está escrito é "Kibada", Kibada: algo parecido com um plágio, mas com características próprias, ligado a web, marcado pela falta de ética.

Leandro (Kibando& Andando) disse...

Rodrigo -

Prazer Rodrigo, eu sou o Leandro e também sou publicitário.

Primeiramente, em nenhum momento o acusei de plágio (como alguns comentaram por aqui) - apenas para esclarecer. A kibada é algo mais subjetivo.

Acredito que você tenha o cuidado e o carinho de colocar o nome dos seus leitores nos créditos. O problema é que algumas vezes, seus leitores podem pegar algo que viram em outro blog e mandar pra você. Aí você posta dando o crédito ao leitor, quando seria interessante indicar o leitor que deu a dica mas também fazer uma rápida pesquisa e verfificar (pelo Google por ex.) se algum blog postou antes, e colocar um link para este tal blog.

Sei porém que nem sempre dá para identificar quem é o autor original da piada/foto/montagem. Nesses casos, o que pedimos é que o blogueiro seja ético. Procure verfificar as fontes antes de postar. Se não descobrir, tudo bem., poste.

Por isso falei que é algo subjetivo, a kibada passa pelo caráter de cada blogueiro, pois certas vezes o blogueiro pode kibar por falta de informação, conhecimento, etc. (sem ser de má fé).

Como veio até aqui se expressar, creio que tenha feito o post com boa intenção. Creio que sua palavra baste para definir então que, nesse caso, você não kibou o post.

Embora, ainda mantenho o que disse: acho válido se você puder dar uma pesquisada antes para verificar se outro blog postou primeiro, e colocar um link para este. Isso ajuda a manter o ciclo da blogosfera. (Você sabe a importância da divulgação e troca de links, um blog ajudando o outro)

Espero que entenda o objetivo do blog Kibando e Andando, e não fique com raiva da gente, pois creio que como publicitário você também deve ser contra os plágios (e kibadas na internet).

Ps. Não estou na web para fazer inimigos, então, de minha parte, sem rancores, tanto com vc Rodrigo, como os leitores que postaram comentários me criticando. O objetivo é mesmo debater, expor opiniões.

Então, continuem participando...

AH, mais uma dúvida: por que o PageRank do Kibando e Andando é 4, e o do JB é 3 ? Não entendo isso...
E outra, critico bastante o JB, pq de fato acesso muito o JB e curto o blog. E neste caso, inclusive, quem indicou essa kibada foi o leitor Rafael (créditos na parte debaixo do post).. hehe

Sigam comentando. Estamos aí pra isso...

Leandro (Kibando& Andando) disse...

A propósito, Rodrigo, e o post acima , que fala do JB kibando o "I Park like an idiot" ? Vai dizer que você não tirou a idéia deste site ?

Tudo bem que é um site gringo, mas po, mesmo assim poderia ter um link para o site. A menos que tenha sido só coincidência, ou mal entendido, enfim... comente aí..

Abraço.

chagasweb disse...

Jacaré Banguela é o Epic Fail da blogosfera. Essa afirmação se concretizou com SitDown Comedy.

Beijosmekibem

Anônimo disse...

Kibada tem lugar certo?
Se alguém se deu ao trabalho (in)útil de pesquisar "Tolices no Orkut", ou simplesmente deu a "sorte" (não se seria sorte isso...) de achar uma pérola dessas, o "trabalho" dessa pessoa deve ser SIM valorizado. Ou seja, um link, pf.
Não visito o JB sempre (como fazia antigamente), mas sei que nem sempre pode-se colocar link's nas postagens. Afinal, é difícil você sempre saber de onde é a fonte "primária" da postagem.
Bom, parabéns pelo seu trabalho, Leandro!
Parabéns também ao JB, a fama que ele tem não é a mesma má fama que o Sr. Kibe tem, e o trabalho que eles vem fazendo é muito bom.

Abraço!

Descharth disse...

Leandro,

Perolas de ORKUT saem aos montes pelas trocentas comunidades desse tema no próprio Orkut.

É muito fácil um blogueiro voltado ao tema humorístico ter acesso a essas pérolas via email de forma inédita ou pega nessas comunidades, ou mesmo nos blogs.

Querer que se pesquise na net se elas foram postada por outros é querer demais.

Eu quando posto perolas dA GTO, coloco o link sim, mas porque uso o print deles que possui a marca deles.


Caso eu receba por email e sem a marca de blogs, posto e não quero nem saber, quantos já o fizeram.

Johnny M. disse...

Leandro, você usa o termo "kibada" como um eufemismo de plágio. Não usar o termo propriamente dito não significa que vc não o tenha deixado implicito nas entrelinhas, porque é isso que passa para todos que, ao visitarem esse blog, vêem você acusar certos blogs de "kibada". Eu posso criar uma expressão, "banguelar", para me referir a posts copiados, mas será apenas um eufemismo para o termo "plágio", até porque, como vc deixou claro, vc disse que kibar é algo marcado pela falta de ética. Ou seja, você acusa alguém de não ser ético. Como eu disse, eu postei no meu blog pérolas que apareceram depois em outros blogs e nem por isso acho que eles não foram éticos, certamente porque receberam essa dica de terceiros. Ou mesmo que tivessem visto no meu blog, e depois passado para o deles, sinceramente eu não me importaria, porque a única coisa que eu fiz foi pegar algo que estava no orkut à disposição de todos.

Johnny M. disse...

Se eu produzo uma montagem, uma piada que não seja piada pronta ou uma idéia original de posts e depois outro blog se apropria disso sem dar o crédito ai, sim, isso seria um plágio ou kibada, mas bobagens que os outros fazem no orkut e são flagradas, isso, definitivamente, não é nem plágio e nem kibada ou banguelada.

berretta disse...

pessoal, como leitor assiduo de blgos de humor, gostaria de deixar um breve comentario. Adorava o Kibe e o JB, mas ai vc percebe q existem outros muito bons tb. Entao, vc nota uma absurda semelhança entre as postagens (kibadas), o q vira um porre. Se o blog for só kibar os outros, ate eu blogueio... por isso apóio a criatividade e a "checagem das fontes", para evitar essa repetiçao de piadas na blogosfera. Ah, por ultimo, agora só olho o JB e o Kibe pra saber piada velha e jornal da semana passada (sem ofensa - eram otimos). Abraço aos blogueiros q se dedicam pela originalidade e não se vendem pra globo. parabens pelo blog leandro.
Bruno berretta

Bruno Braga disse...

UMA CERTA VEZ ENTREI NO JB E ELES KIBARAM UMA PIADA NADA MAIS NADA MENOS DO QUE DO SEINFELD E NÃO COLOCARAM OS CRÉDITOS DA PIADA... CRIEI UM TÓPICO SOBRE ISSO NA COMUNIDADE DO ORKUT DO JB E O TÓPICO FOI SUMARIAMENTE EXCLUÍDO... PIOR AINDA... UM DOS DOIS, NÃO LEMBRO AGORA QUEM FOI, ME MANDOU UM SCRAP TODO NERVOSINHO QUE NÃO ERA PRA CRIAR AQUELE TIPO DE TÓPICO E QUE NÃO FOI KIBADA E ETC... OU SEJA, ALÉM DE KIBADORES AINDA NÃO TEM MUITA ESPORTIVA.DEVERIAM ASSUMIR LOGO QUE KIBARAM E PRONTO. FAZ UM UPDATE NO POST E MORRE O ASSUNTO. MAS NÃO, PREFEREM FICAR CRIANDO CASO E MANDAM ESSES RECADOS IGUAL O QUE POSTARAM AQUI... FRANCAMENTE VIU...