13 de agosto de 2008

Jacaré Banguela: o blog que mais kiba no Brasil

O Gabriel fez um post bacana, onde ele fotografou seu celular pegando fogo. Eis que o Jacaré Banguela, pega uma foto do celular queimado, e publica num de seus posts. O autor original da foto, não gostou e nos enviou a kibada:

(clique na imagam para ampliá-la)

Outro dia um rapaz defensor do Kibe Loco, disse nos comentários: "não é preciso colocar o crédito de quem bateu a foto". Como não ? Imagina se o Jornal O Globo publica uma foto de um fotógrafo de um outro jornal sem colocar o crédito ? Sabe o que acontece ? O Globo será processado.
.
É verdade que na internet, a circulação de imagens é mais livre. Mas isto não significa que, uma vez sabendo quem é o autor original da foto, a pessoa que vai publicá-la se exima de colocar os créditos.
.
Como sempre falo: é subjetivo julgar, afinal, as vezes pode ser coincidência, sem querer, ou a pessoa recebeu por e-mail, etc. Mas quando um blog como o Jacaré Banguela acumula essa quantidade de coincidências, passamos a desconfiar que sejam mesmo kibadas.
.
E o engraçado é que esses defensores do Kibe Loco e JB não lêem o que escrevo no post. Saem criticando o Kibando e Andando nos comentários só pela imagem que viram. São esses amantes do Kibe Loco, "bitolados" pelo visual. Só sabem ver as imagens, não aguentam ler uma linha sequer, mesmo quando escrevemos argumentos dos quais eles concordam. Aviso: se você é a favor do plágio, adora o Kibe Loco ou o Jacaré banguela, seu lugar não é aqui. Comentários considerados ofensivos à minha pessoa ou ao blog serão excluídos. Isto não significa que não podem criticar, como disse o debate é fundamental, mas não vou aturar comentários "sem-noção" de fãs do Kibe Loco.
.
Essa dica de kibada foi enviada pelo Gabriel.
LINK para a postagem original dele
LINK para o post com a imagem kibada, do JB

11 comentários:

Criativo de Galochas disse...

Leandro,

Infelizmente há uma preguiça que toma conta de todos. Ler mais de uma linha cansa! E assim se constrói um povo bitolado e ignorante!

Uma pena!

Sds

Marcus

Descharth disse...

Claro que o direito de imagens existe na internet, desde que ela contenha seus créditos também. Algo dizendo "é meu".

Nesse caso está clara a autoria da foto. Mas infelizmente somente nas postagens.

Receber essas fotos por email sem créditos, torna difícil saber sua origem.

O autor deveria ter procurado o JB e relatado o caso, e eles obrigatóriamente teriam que dar os créditos.

Coisinha simples, boba e fácil de fazer. Desde que se tenha o nome da fonte e claro caráter.

O que sua postagem não deixa claro, e se o amigo Gabriel relatou o fato a quem dele deveria saber em primeira mão, no caso o JB, ou se veio pra cá diretamente.

Johnny M. disse...

Eu não gosto do Kibe Loco, não gosto do Jacaré Banguela e nem gosto de plágio. Agora bitolação é ficar, ainda que dizendo talvez, sim, talvez, não, acusando os outros de algo que, como você mesmo disse, caracteriza falta de ética. O que eu, e acredito que o Descharth também, dizemos, é que na dúvida vc não deveria acusar ou sequer deixar pairando no ar. O ônus da prova cabe ao acusador. Se o sujeito copia descaradamente algo, isso é plágio, agora se posta uma noticia divulgada por um portal ou se pega imagens do orkut ou fotos engraçadas da net que estão rodando por ai, isso não é plágio. Você diz que não acusa diretamente em alguns casos, mas deixa no ar a acusação. Já ouviu a frase "In dubio pro reu"? Se há alguma dúvida, se há a possibilidade de que seja apenas coincidência, você, apenas amparado pelo que considera um grande histórico de "kibadas", não pode simplesmente levantar suspeita sobre quem quer que seja. Isso, assim como o plágio, também é anti-ético. E crime também.

E reiterando: eu não gosto de Kibe Loco e nem gosto de Jacaré Banguela, mas também não gosto de acusações sem provas.

Leandro (Kibando& Andando) disse...

Esse seu argumento é válido Johnny. É uma questão a se pensar sim, mas entenda que kibadas existem, e que é difícil de se comprovar.

Tem muita gente na internet que se apropria de conteúdo alheio sem dar o crédito, e não estou de falando só do Kibe e JB, mas sim outros grandes sites da web. E acho que o tema é importante ser discutido, e é o que procuro fazer aqui.

Mas entenda que é difícil de se comprovar um plágio, é uma tarefa árdua. Eu não me considero um juiz da blogosfera, procuro não acusar ninguém antes de verificar bem. E mesmo quando acuso, você pode perceber que sempre coloco a possibilidade de ter sido coincidência.

Uma das funções do Kibando e Andando é mostrar os possíveis deslizes de alguns blogueiros. Sempre "levanto a bola" para os leitores ficarem atentos e tirarem suas conclusões.

Descharth disse...

Leandro, procure saber se o Gabriel procurou o JB para dizer que ele é o autor da foto. Acredito que esse ponto é super importante. Se ele procurou o JB e mesmo assim os cara não deram os míseros creditos, aí sim é questão de chamar o JB de anti-ético. Agora se o Gabriel veio correndo pra cá...

ЯӨβIИHØ disse...

É isso aew Leandro. Bota no cu desses fela da puta.

Régis disse...

Muito lol, o cara recebe por e-mail, e é claro qe ele vai dar os créditos para quem envio para ele. Se o cara quisesse os créditos, ele qe implantasse algo na foto original e depois publicasse.

Grato!

Raphael Mendes disse...

Alguém aqui sabe que esse Gabriel Torres é o dono do Clube do Hardware?

Fábio Melo disse...

Pelo visto as salsinhas do Cardoso também aportam por aqui =P

theinacio disse...

tb já fui kibado pelo pseudo blog JB

kleber766 disse...

Este blog ja esta nos meus favoritus, nunca gostei kibe loco, gostava do jacare banguela, mas estão muito besta e perderam a imparcialidade, por exemplo, coisas da GLOBO eles postam mas não diz onde é, por ai vai.